terça-feira, 10 de abril de 2012

Foto no modo manual

Nos dias de hoje, podemos dizer que grande parte da população tem uma camera digital, seja ela no celular, uma compacta, muitas pessoas que não são fotógrafas tem até uma camera de entrada, semi ou até profissionais.

Mas uma questão é intrigante. colocar a camera no modo auto, aquela opção verdinha no seu disco seletor de modo de imagem e sair clicando é fácil, mas por que é tão complicado boas fotos no modo manual?

Primeiro de tudo, NÃO É TÃO DIFÍCIL TIRAR FOTOS NO MODO MANUAL, você só precisa saber que existem 4 pontos principais para uma boa foto e eu vou explicar todas aqui.

Entendam uma coisa, não existe foto bonita ou foto feia, pois cada um tem um gosto e um ponto de vista, mas existem sim fotos técnicamente certas ou erradas. Qual a diferença entrew tudo isso? É o seguinte:

Vamos imaginar uma foto do Michael Jackson ( branco e depois de todas as plásticas que ele fez ). Algumas pessoas que acham ele um gatão podem dizer que a foto está bonita, linda maravilhosa, eu diria que a foto está horrível, pois gosto só de algumas músicas dele e acho ele um terror. Afinal gosto é gosto e cada um tem o seu. MAAAASSSSS... no mundo da fotografia temos que analisar se a foto está técnicamente correta ou não. Isso significa, ver se ela está bem exposta, ou seja nem clara nem escura demais, o enquadramento, a nitidez.

E para conseguir uma foto técnicamente correta, o que devemos fazer?

O modo automático das cameras é bom, mas a camera apesar de toda tecnologia embarcada, ainda não pensa sozinha, então cabe a nós, fotógrafos regular tudo e conseguir a foto perfeita, e aí que entra em cena o modo manual.


A foto acima é o display de informações de uma camera Canon Rebel T2i. em vermelho, eu marquei 3 principais funções que precisamos saber, da esquerda para direita:

1/1000 - é a velocidade do obturador, isso significa quanto tempo o sensor ficará exposto para capturar a imagem ( Lembre-se - quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais luz entrará e atingirá o sensor ). Nesse caso, 1/1000 significa que o sensor abre e fecha mto rápido. Entenda que quando o visor mostra 1 significa que é 1 segundo. 1/4 = 1 quarto de segundo, 1/100 = 1 centésimo, e por aí em diante. Quanto mais tempo o obturador está aberto, mais borrada fica a foto, com o obturador com alta velocidade, congelamos a imagem.

F4.5 - Mostra a abertura do diafragma. Nesse caso, quanto mais aberto o diafragma, mais luz entra no sensor, quanto mais fechado, menos luz. F4.5 significa que o diafragma está bem aberto, mas não ao máximo (imaginando que a lente que está na camera é uma original do kit 18-55 f3.5 - 5.6).
Vamos ver uma tabela para entender como funciona o diafragma.


Quanto menor o número, mais aberto o diafragma. maior o número, mais fechado. A variação de abertura do diafragma depende de cada lente. Existem lentes com abertura máxima de 1.2 ou 1.4, que são no caso lente chamadas de claras. Algumas lentes possuem abertura máxima de 4, até de 5.6, no caso são lentes mais escuras. Fotos com maior abertura de diafragma nos dão fotos com profundidade de campo mais rasa, e diafragmas mais fechados maior profundidade de campo (isso vamos ver em um outro post mais pra frente).

ISO 1600 - Mostra o ISO que estamos usando, ou seja, a sensibilidade do sensor a luz, quanto maior o número do ISO, mais sensível a luz o sensor fica. A escala de ISO geralmente parte do ISO100 (menos sensível a luz) e em algumas cameras vão até a casa dos 24000 (sensor muito sensível a luz).
Não podemos esquecer de um detalhe, QUANTO MAIOR O ISO, MAIOR A GRANULAÇÃO OU RUÍDO NA FOTO, ou seja, menor qualidade da imagem.

Bom, entendendo o que são esses 3 principais pontos para uma foto foto, vem a pergunta crucial, o que fazer com eles?

Na figura do display da camera, eu marquei uma parte em amarelo. Aquele é o fotômetro, que serve para nos mostrar se a exposição da foto está correta.

Ele funciona assim:


Ele serve para nos mostrar o Exposure Value ou EV. No centro está o "0", significa que a foto está num ponto neutro, nem clara nem escura. Para a esquerda, na ponta podemos ver "-2", no caso a foto esta com 2 pontos negativos, ou seja ela está muito escura ou subexposta. Para a direita, o inverso, "+2", ou seja 2 pontos positivos, a foto está muito clara ou superexposta.

Para conseguir atingir o EV=0 e tirar fotos com exposição correta, devemos balancear os 3 pontos anteriores que aprendemos, o ISO, a abertura de diafragma e a velocidade do obturador, dependendo do tipo de foto que queremos.

Mas vocês vão me pergutar, no começo do post eu disse que eram 4 pontos principais para uma foto técnicamente correta e eu so expliquei 3 até agora.

O quarto ponto importante é o FOCO. Ele nos permite fotos mais nítidas, onde conseguimos ver e entender o assunto principal. Mas vamos aprender mais afundo sobre foco futuramente em um novo post, onde eu vou falar da profundidade de campo.

Espero que consigam entender o post, ficou meio extenso, mas é um assunto que não dá para tratar em partes, precisamos falar dos 3 juntos para captar alguma coisa.

Até a próxima e uma boa semana pra vocês!



Nenhum comentário:

Postar um comentário