Mas uma questão é intrigante. colocar a camera no modo auto, aquela opção verdinha no seu disco seletor de modo de imagem e sair clicando é fácil, mas por que é tão complicado boas fotos no modo manual?
Primeiro de tudo, NÃO É TÃO DIFÍCIL TIRAR FOTOS NO MODO MANUAL, você só precisa saber que existem 4 pontos principais para uma boa foto e eu vou explicar todas aqui.
Entendam uma coisa, não existe foto bonita ou foto feia, pois cada um tem um gosto e um ponto de vista, mas existem sim fotos técnicamente certas ou erradas. Qual a diferença entrew tudo isso? É o seguinte:
Vamos imaginar uma foto do Michael Jackson ( branco e depois de todas as plásticas que ele fez ). Algumas pessoas que acham ele um gatão podem dizer que a foto está bonita, linda maravilhosa, eu diria que a foto está horrível, pois gosto só de algumas músicas dele e acho ele um terror. Afinal gosto é gosto e cada um tem o seu. MAAAASSSSS... no mundo da fotografia temos que analisar se a foto está técnicamente correta ou não. Isso significa, ver se ela está bem exposta, ou seja nem clara nem escura demais, o enquadramento, a nitidez.
E para conseguir uma foto técnicamente correta, o que devemos fazer?
O modo automático das cameras é bom, mas a camera apesar de toda tecnologia embarcada, ainda não pensa sozinha, então cabe a nós, fotógrafos regular tudo e conseguir a foto perfeita, e aí que entra em cena o modo manual.
1/1000 - é a velocidade do obturador, isso significa quanto tempo o sensor ficará exposto para capturar a imagem ( Lembre-se - quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais luz entrará e atingirá o sensor ). Nesse caso, 1/1000 significa que o sensor abre e fecha mto rápido. Entenda que quando o visor mostra 1 significa que é 1 segundo. 1/4 = 1 quarto de segundo, 1/100 = 1 centésimo, e por aí em diante. Quanto mais tempo o obturador está aberto, mais borrada fica a foto, com o obturador com alta velocidade, congelamos a imagem.
F4.5 - Mostra a abertura do diafragma. Nesse caso, quanto mais aberto o diafragma, mais luz entra no sensor, quanto mais fechado, menos luz. F4.5 significa que o diafragma está bem aberto, mas não ao máximo (imaginando que a lente que está na camera é uma original do kit 18-55 f3.5 - 5.6).
Vamos ver uma tabela para entender como funciona o diafragma.
ISO 1600 - Mostra o ISO que estamos usando, ou seja, a sensibilidade do sensor a luz, quanto maior o número do ISO, mais sensível a luz o sensor fica. A escala de ISO geralmente parte do ISO100 (menos sensível a luz) e em algumas cameras vão até a casa dos 24000 (sensor muito sensível a luz).
Não podemos esquecer de um detalhe, QUANTO MAIOR O ISO, MAIOR A GRANULAÇÃO OU RUÍDO NA FOTO, ou seja, menor qualidade da imagem.
Bom, entendendo o que são esses 3 principais pontos para uma foto foto, vem a pergunta crucial, o que fazer com eles?
Na figura do display da camera, eu marquei uma parte em amarelo. Aquele é o fotômetro, que serve para nos mostrar se a exposição da foto está correta.
Ele funciona assim:
Para conseguir atingir o EV=0 e tirar fotos com exposição correta, devemos balancear os 3 pontos anteriores que aprendemos, o ISO, a abertura de diafragma e a velocidade do obturador, dependendo do tipo de foto que queremos.
Mas vocês vão me pergutar, no começo do post eu disse que eram 4 pontos principais para uma foto técnicamente correta e eu so expliquei 3 até agora.
O quarto ponto importante é o FOCO. Ele nos permite fotos mais nítidas, onde conseguimos ver e entender o assunto principal. Mas vamos aprender mais afundo sobre foco futuramente em um novo post, onde eu vou falar da profundidade de campo.
Espero que consigam entender o post, ficou meio extenso, mas é um assunto que não dá para tratar em partes, precisamos falar dos 3 juntos para captar alguma coisa.
Até a próxima e uma boa semana pra vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário