quarta-feira, 11 de abril de 2012

Feira Fotografar 2012

Na próxima semana começa a Feira Fotografar 2012, de 17 a 19 de Abril das 11:00 as 18:00 lá no Centro de Convenções Frei Caneca dentro do Shopping Frei Caneca. A feira terá expositores de nome no mercado fotográfico como Digipix, Indimagem, Fuji, Noritsu, Mako, Atek, e FHOX a organizadora da feira. Em paralelo a feira, será realizado o Congresso Fotografar 2012, que será dividido por temas e dias. Na Segunda dia 16 ocorrerão espalhados em diversos lugares de São Paulo workshops com diversos nomes, entre eles os internacionais Sue Bryce na área de estúdio, Jessica Claire na área de casamentos, Roseane Filho com fotos de bebês, e Everton Rosa falando sobre marketing pessoal. Na Terça dia 17, é dia de mini workshops dentro da feira no tema casamentos, na Quarta dia 18 estúdio, e na Quinta dia 19 o tema é voltado a produtos para lojistas.




Eu estarei lá participando dos workshops que acontecerão na terça e na quarta, e espero que seja muito proveitoso, afinal são duas áreas que eu particularmente gosto muito, que são casamento e estúdio.

Aliás, vou contar uma história pra vocês. Quando eu comecei a entrar mais afundo nesse mundo da fotografia - que me sinto na obrigação de dizer, é um caminho sem volta, quanto mais você mergulha nele, não quer mais sair, é quase como um vício, você quer fotografar tudo, todos, onde você vai leva a camera, e quer conhecer de tudo, quer procurar um meio de viver disso pra poder ficar com a camera na mão o dia todo - eu queria muito trabalhar com STILL, que são as fotos publicitárias de produtos. Adorava esse meio acho que pelo fato de eu ter começado o curso de publicidade na universidade e ter gostado muito (parei por motivos maiores). Fui fazendo o curso de fotografia, e no primeiro módulo do curso, as noções básicas de como tirar fotos no manual, aprendendo sobre EV=0, um pouco de composição, e na última aula, fizemos uma aula de still, noooossaaaaa pirei, estava realizado.

Bom foram passando os módulos e cheguei no de estúdio. Ví a qualidade das fotos, a riqueza de detalhes, da pele das modelos, o brilhos dos olhos, a textura das roupas... nossa pirei de novo, nossa, tinha um novo ideal pra minha vida de fotógrafo, queria ter um estúdio e fotografar books, catálogos, grifes famosas, agências de modelos de nome, e melhor, com o estúdio também poderia clicar o meu adorado still, pensei: Matei dois coelhos com uma cajadada só rsrs.

Fiz os outros módulos, casamento, que não gostei muito, fotojornalismo que detestei, achei que não tinha naaaaaaada a ver comigo.

Passaram-se alguns meses e eu fui convidado por um amigo pra clicar um casamento. Não gostava muito dessa idéia de casamentos, mas fui lá, afinal amigo é pra essas coisas, um tem q ajudar o outro. Nossa (de novo)... adorei clicar casamento, achei super legal, a correria, a atenção que você tem que ter pra não perder nenhum lance, o clima de festa.

Resolvi juntar tudo o que queria. Botei na cabeça que ia trabalhar com casamentos. Mas ia juntar tudo numa gororoba só. Pensa comigo:

Ia ter um escritório e uma equipe pra fotografar casamentos. Junto ao escritório, ia montar um estúdio dentro pra poder fazer o book dos noivos e quando não tivesse nem noivos nem casamentos pra fazer, clicar modelos e produtos. Tava feito.

Ai a grana ficou curta e outras coisas aconteceram (ou melhor, não aconteceram na minha vida) e não deu certo de abrir o meu escritório. Resolvi me enfiar dentro de feiras e eventos pra tentar uma vaga em uma agência de notícias e fotos. Preciso falar? Curti essa vida de fotojornalista. Agora estou tentando uma vaga na mesma agência de um amigo.

Quem acompanha meu blog pode perceber, tem fotos de tudo, de modelos, de still, de feiras, é toda essa historinha que acabei de contar. Agora mesmo estou olhando para um livro a minha coleção de livros de fotografia. O FOTÓGRAFO COMPLETO de Tom Ang, da Editora Europa (quem tiver oportunidade, eu recomendo, é muito bom e baratinho, acho que paguei R$89,00 no site da Europa) e o título diz tudo, um fotógrafo precisa conhecer todas as áreas, pois se um dia uma não te rende o esperado, outra vai te ajudar. Você vai se especializar em uma área, mas independente disso, sempre é bom você conhecer de tudo um pouco, ai consegue ir se virando.

Então pra terminar esse post, eu recomendo, aprenda de tudo um pouco, seja um FOTÓGRAFO COMPLETO, afinal você nunca sabe como vai ser o amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário