terça-feira, 24 de abril de 2012

Qual a diferença da 7D para a t2i? Tipos de cameras

Meio sem tempo de postar no blog, fazendo planos, pesquisando, brincando bastante com a minha camera nova e agora escrevendo um pouco para vocês.

Uma pergunta que quem já passou da fase de leigo na fotografia deve fazer, qual a diferença entre a 7D e a T2i que eu tinha? Quais os tipos de cameras no mercado? Por que algumas são mais acessíveis e outras tão caras?

Bom a questão do sensor eu já expliquei num post anterior (http://danielyonamine.blogspot.com.br/2012/03/tipos-de-sensores-das-cameras-digitais.html), mas toda a diferença não é só o sensor, isso faz diferença, mas há toda uma parafernalha toda que difere em preços, qualidade do produto, qualidade de imagem, além da facilidade de manuseio. Vou tentar explicar alguns pontos.

- Cameras compactas automáticas: são as mais comuns no mercado, são totalmente automáticas, contam com um visor lcd live view, onde você enquadra a foto totalmente pelo visor. O mercado está repleta delas, diversas marcas, modelos e preços, são Cyber Shot da Sony, EasyShare da Kodak, Finepix da Fuji entre outras.


- Cameras compactas super zoom ou compactas premium: são cameras automáticas mas com mais recursos, algumas delas até com modo manual, onde você pode ajustar velocidade de obturador, diafragma, iso, e contam com um super zoom de dar inveja a muita lente teleobjetiva (inveja no zoom, não na qualidade rsrs) mas ainda não trocam as lentes. É o caso da Fuji Finepix S4000 ou da Kodak EasyShare Z981 (que por sinal eu tenho uma, com a qual eu comecei a fotografar mas hoje só a uso para filmar alguns vídeos).



Cameras de entrada: a partir desse tipo de cameras, elas já trocam as lentes, possuem sapatas para utilização de flash externo, e são voltadas mais para o uso em modo manual. Nesse tipo de cameras, os preços já começam a subir, onde antes uma camera compacta custava cerca de R$400,00 e uma super zoom na média dos R$900,00, as cameras de entradas partem de no mímino 1800,00 (isso em modelos mais antigos que ainda encontramos em algumas lojas na região da Rua 7 de Abril). A minha T2i é uma camera de entrada e me fez muito feliz desde que ingressei nesse mundo da fotografia, agora eu dei a ela um descanso mais do que merecido. Atualmente a Rebel T3i entrou no mercado no lugar da T2i.


Cameras semi profissionais: agora entramos no campo da 7D, nesse tipo de cameras, temos todas as funções que a as cameras de entrada também tem, mas com a diferença que elas são mais rápidas, ou seja tiram mais fotos por segundo, possuem mais pontos de autofoco, as funções possuem mais recursos, por exemplo na T2i, eu regulava o ISO somente nos multiplos, 100-200-400-800-1600-3200, na 7D, eu posso utilizar ISO 500, 1000, 600. Outro detalhe importante, é que tenho todas as funções a mão. Cada função possui um botão específico para o manuseio, antes na T2i, se eu quisesse mudar a abertura do diafragma por exemplo, eu precisava segurar o botão da abertura e rodar a roleta que muda a velocidade do obturador. Pelo fato de essas cameras serem semi profissionais, elas já têm um corpo mais robusto e resistente, diz a lenda que elas resistem a uma garoa, poeira, umidade, coisa que a T2i já não iria aguentar, mas mesmo assim eu não arrisco rsrs. Esse é o tipo de camera da minha 7D e também das 60D.


Cameras profissionais: a grande diferença está no sensor, pois já utilizam um sensor full frame, diferente de todas as outras qúe falei anteriormente que são cropadas. Além disso diferem também no corpo mais resistente ainda, feitos com outro tipo de produtos, mais recursos, melhor facilidade de manuseio de todos os recursos, maior qualidade de imagem. É o caso da 5D Mark III recém lançada no mercado, 1D.


Cameras médio formato: essas cameras são top, possuem um sensor full frame gigante, podem captar fotos com mais de 40 MP, são muito utilizadas em estúdios que requerem muita qualidade de imagem e para criação de fotos muito grandes, como por exemplo para um outdoor, alguns estúdios publicitários também utilizam pelo fato da qualidade da imagem, pois traz uma riqueza de detalhes ao produto. É, como geralmente no mercado fotográfico, o melhor é mais caro, uma camera médio formato com um back digital de 80MP pode sair por aproximadamente US$35.000,00 (isso mesmo que você está vendo, 35 mil dólares, doletas, moeda gringa. ou mais ou menos 60 mil reais). É o caso da Mamiya, Hasselblad. O que, não acredita, dá uma olha lá no site da B&H em Nova York e confira http://www.bhphotovideo.com/c/product/823189-REG/Mamiya_020_00980B_DM_Series_80Mp_DSLR_Camera.html



Bom espero que esteja claro uma breve descrição dos tipos de cameras que existem hoje no mercado. Agora estou usando a 7D, e estou muito feliz com ela mas logo mais como todo fotógrafo eu quero uma 5D é claro rsrs. É igual comprar um carro, você faz 18, tira carta e está durango, vai lá e compra um carrinho popular finaciado em 60 meses. Usa e abusa dele, vai para todos os lugares. Acabou de pagar, você vai e compra um carro premium, um modelo mais luxuoso e completo, mas usado e de novo continua paganda o carnezão. Acabou, tenho certeza que você não vai comprar um popular básico de novo, você vai comprar um outro melhor, ou um zero, até que chega a hora, você já ralou muito, trabalho igual um camelo, juntou dinheiro até onde não tinha mais como juntar, pagou vários carnês, e a grande hora chegou, você vai na Honda comprar um New Civic zerinho, ou um Corolla, e sai feliz da vida. Pode ter certeza, com cameras é a mesma coisa, seu equipamento nunca está suficiente, você sempre acha que precisa de mais e do melhor.

Até uma próxima.

2 comentários:

  1. Poxa Daniel o seu blog é simplismente bom demais.
    Estava lendo sobre as cameras e vi que a 5D é super boa, eu tenho a 60D, queria saber se é boa, semi-profissional etc.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Earth Blog 2020. Primeiro obrigado pelo elogio e muito obrigado mesmo por seguir meus posts.
      Vamos por partes, sobre 5D, um espetáculo, mas meu sonho de consumo sempre foi uma 7D e agora tenho uma rsrs. Agora estou com outro sonho de consumo, uma 6D com uma lente 28-300 L IS. Uma 5D daqui a um tempo depois que eu tirar milhares e milhares de fotos, faturar bem em cima delas, eu vou comprar uma rsrs.
      60D, ótima cÂmera, ela entrou no lugar da famosa 50D, que era excelente, uma camera quase perfeita como diziam quem as possuia, e eles até se atreviam a dizer que a 50D era ainda melhor que a 60D, mas eu discordo completamente. Vamos começar por um ponto básico. a 60D foi lançada depois da 50D, sendo assim, mais tecnologia, possíveis erros que a 50D possuia foram solucionados na 60D. A tela da 60D é multi angle, vc pode movimentar girar, tirar auto retrato, fotografar de cima pra baixo, muito útil. Outra coisa... tudo depende do fotógrafo. Se você olhar minhas fotos desde o primeiro post até o mais recente, verá que eu tive uma melhora na qualidade das fotos, no começo eu fotografava com uma Rebel T2i, agora com uma 7D, mas minhas fotos não melhoraram pq eu tenho uma camera melhor, e sim pq adquiri experiência, melhorei a técnica. Mas voltando ao assunto, a 60D, ótima camera. Logo mais vou postar sobre a 6D, lançamento do mês passado da Canon, fique de olho no blog.

      Obrigado!

      Excluir