No post de ontem, vimos como funciona uma camera reflex ( ou DSLR ), e lá eu disse q o espelho se move para permitir que o sensor capture a imagem.
Agora... o que é o sensor???
Vamos começar com um exemplo bem prático. Nosso olho funciona da seguinte maneira, a imagem passa pela pela córnea, cristalino, e chega na retina, nela a imagem formada é trasnformada em impulsos nervosos que vão até o nosso cérebro onde deciframos a imagem.
Na camera, podemos dizer que as lentes são a córnea, o sensor é a retina, onde a imagem é formada e transformada em impulsos elétricos, e a imagem vai para o processador que faz o papel do nosso cérebro e o grava no cartão de memória, que no nosso caso são nossas lembranças.
Acho que deu pra entender né?
Agora uma diferença... Existem 2 tipos de sensores nas cameras digitais.
O CMOS, que estão presentes nas cameras full frame, como no caso da Canon 5D, 1D.
O CCD, que são utilizados nas cameras "cropadas" como no caso da 7D, 60D, T3i da Canon.
As cameras compactas mais comuns utilizam sensores ccd menores.
Mais um esboço no Paint para tentar explicar.
E lá vamos nós. O quadro roxo é o sensor CMOS, no caso os Full Frames, que são parecidos com os filmes de 35mm. O quadro azul, é o sensor CCD, que possui uma diferença de 1,6X. ( Jaja vamos entender o que é o crop de 1,6X ) e o verde é o sensor das compactas.
Por enquanto pra ficar mais fácil, vamos tentar entender o seguinte, quanto maior o sensor, melhor a qualidade de imagem, independente do número de megapixels.
Agora vou colocar uma foto para exemplificar o que é o crop, ou corte da imagem.
Vejam a diferença entre uma foto e outra. A foto da esquerda foi tirada com uma camera full frame e da direita com CCD. As duas utilizam lente 18mm. Quando a camera possui crop, uma lente passa a outra medida, nas canon, o crop é de 1,6X, isso significa que uma lente 18mm fica com aproximadamente 24mm ( para descobri isso, 18(distância focal) X 1,6(crop). Fazendo om que a foto fique mais fechada.
O crop de 1,6X significa que a medida da lente é 1,6X maior do que a real devido ao sensor ser menor.
Espero que minha explicação tenha esclarecido um pouco sobre os sensores.
Até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário